terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O dilema da fofoca

“Guarda a tua língua do mal"

É engraçado. Toda vez que uma pessoa diz “nem te conto...”, está justamente avisando que, muito ao contrário, ela vai rasgar o verbo e contar pra você, em ricos detalhes, uma história incrível sobre alguém. É o tipo de frase que sempre vem acompanhada de um sorrisinho malicioso, sombrancelhas dramaticamente levantadas ou, quem sabe, um tom de voz mais baixo anunciando um segredo, que é claro, vai tornar o enredo ainda melhor. E entao o que voce faz? Banca a pessoa socialmente correta e diz que não se interessa pela vida dos outros? Claro que não! Aí é que voce se ajeita melhor e apura os ouvidos para não perder uma vírgula. Pronto, está formada a rede da fofoca. Rede, sim, em pelo menos dois sentidos, pois o disse-que-disse não só flui naturalmente de boca em boca como, muitas vezes pode se transformar numa armadilha perigosa, ou seja, trata-se de uma arma poderosa que pode ser deliberadamente usada para favorecer ou denegrir alguém. Tem mais: ao virar um repetidor(a), você pode estar se transformando em co-autor(a) da fofoca.

Segundo o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos há 3 tipos de fofocas:

Inocentes

Quando ouvimos problemas sérios de alguém e, por vontade de ajudar, acabamos contando-o a outros em busca de solucões. Para nao virar intriga, precisamos ter certeza de que realmente estamos ajudando. O melhor é, antes, nos colocarmos no lugar dos envolvidos.

Inventadas

São maldosas, de encomenda para destruir alguém, fruto de inveja. A pessoa sabe do que está falando. Também existem fofocas sem fundamento feitas por pessoas com compulsão para mentir ou pelo menos que aumentam o que ouvem. Gente assim sente um enorme vazio interior, e, quanto maior for a história, mais emocionante e excitante será a vida.

Cíclicas

Às vezes a ocasião faz o fofoqueiro. Passamos por fases de auto-estima baixa em que o sucesso do outro nos atinge como uma provocação. Fica tão difícil ouvir que as pessoas estão bem, enquanto nos sentimos mal, que tentamos encontrar defeitos nela e anunciá-los aos quatro ventos.

O que diz a bíblia:

- Sl. 34:13: “Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem enganosamente”.

- Pv. 10:31-32: “A boca do justo produz sabedoria em abundância, mas a língua perversa será exterminada. Os lábios do justo sabem o que é bom, mas a boca do ímpio somente o que é perverso”.

- PV. 21:23: “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda das angústias a sua alma”.

- Pv. 12:18-19: “Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde. O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa só dura um momento”.

Como não cair na tentação:

1. Pense sempre antes de falar, isso é válido para a vida.

2. Avalie o que vai dizer. Qual o seu objetivo real?

3. Tente imaginar como aquela revelação afetaria a vida dos envolvidos.

4. Não há outro meio de ganhar a confiança ou a cumplicidade de alguém, sem apelar?

5. Lembre-se que a mentira tem “perna curta”, e que o tiro pode sair pela culatra: nem sempre a fofoca é bem recebida.



Fonte: Florida Gospel BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE SAIR DEIXE SEU COMENTÁRIO