domingo, 10 de maio de 2009

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES


A primeira vez em que se ouviu falar em homenagem às mães foi na Grécia antiga, onde, na primavera, os gregos celebravam em honra de Réia, mãe dos deuses. Muito tempo depois, em meados de 1600, foi celebrado o chamado "Mothering Day", na Inglaterra. Nessa época, a camada pobre do país era formada por serviçais dos mais ricos, que, por estarem longe de casa, moravam na casa dos empregadores. Porém no "Mothering Day", eles tinham o dia reservado para voltar a seus lares e ficar junto das mães.

Nos Estados Unidos, em 1872, uma homenagem como essa foi sugerida pela primeira vez por Julia Ward Howe, um dia dedicado à paz.

Somente em 1907, Ana Jarvis iniciou uma campanha na Filadélfia para estabelecer o Dia das Mães nacional. Ela sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, no segundo domingo do mês de maio. Sua campanha se estendeu a ministros, jornalistas e políticos, e prosperou. Em 1911, o Dia das Mães já era celebrado em quase todos os estados. Foi então em 1914 que o decretaram como feriado oficial. Enquanto muitos países do mundo comemoram a data em dias diferentes, países como Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália e Bélgica celebram a data no mesmo dia em que o Brasil o faz, o segundo domingo de maio, que neste ano será no dia 14.

Extraído de http://www.terra.com.br/mae/data.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE SAIR DEIXE SEU COMENTÁRIO