segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O exercício do Perdão



Estudo : O exercício do Perdão
Vivendo a Graça

Princípio Chave da Lição: Errar é um ato, uma iniciativa humana. Porem perdão é um ato, uma iniciativa divina.

Introdução: O perdão é uma manifestação da graça de Deus, e deve ser praticado como um exercício diário . Devemos aprender a conviver com as limitações do outro, evidentemente nos recusando a aceitar o erro como coisa natural na vida das pessoas. Aprender a conviver com as atitudes erradas, sem concordar com elas e ao mesmo tempo amenizar as amarguras, impedindo que feridas surjam na alma, observando o mandamento de perdoar sempre, independente do que sentimos.A amargura nos priva da graça de Deus. Não deixe o “mofo”do ressentimentos contaminar tua alma, existe uma esperança. Jesus é Balsamo de Gileade, a cura para aqueles que se encontram com o coração ferido pelos sofrimentos da vida. Ele está de braços abertos te esperando. (Jô 15: 12)

I - Jesus Cristo nos deu exemplos
1. Um modelo Jesus nos deu o exemplo de perdão como algo fundamental na vida cristã. Este exemplo ocorreu no pior momento de Sua vida, quando desarticulou e desestruturou o império das trevas.

2. Uma necessidade O perdão na vida cristã é a base do relacionamento entre o homem e o seu Criador. É uma doutrina básica da fé, onde se torna urgente sua prática diária, para que ninguém se prive da graça de Deus.

3. O mesmo Espírito em João 13:35, Jesus disse: “... Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. A vida cristã tem uma identificação, o amor. O mesmo Espírito que levou o corpo inerte de Jesus da sepultura, está em nossos corações. Somos o templo do Espírito Santo.

II - Três Características Do Perdão De Cristo

1.Perdão Unilateral: Você toma a iniciativa, oferece o perdão, busca a restauração, compreende que o perdão é uma decisão da vontade e não um mero sentimento. Somente você pode impedir de perdoar alguém. É você quem decide. Isso independente dos sentimentos. Quando você exercita a prática do perdão, Deus cura os ressentimentos e as feridas da alma.

2.Perdão Incondicional: “Perdôo se”... “Se não”... “Isto nunca”! As pessoas que não tomam essa decisão de perdoar de forma incondicional demonstram que estão contaminadas pelo veneno da alma: a amargura. O inimigo tem procurado de muitas maneiras criar situações que gerem raiz de amargura, mas se exercermos o mandamento do perdão, suas intenções cairão por terra.

3.Perdão: o antídoto contra a amargura A amargura é um sentimento perverso, porque produz uma reação em cadeia:
A amargura foi gerada no coração devido a falta de perdão.
As mágoas ou recordações dolorosas fazem parte dos pensamentos, e freqüentemente s”~ao verbais no dia a dia ou ficam escondidas no interior do coração.
A pessoa começa a se isolar, criando muros, tornando-se rude e insensível com Deus e com os homens , gerando outras raízes de amargura.
Surgem mais culpa, baixo auto estima, doenças psicossomáticas, depressão e até o câncer. Jesus com seu exemplo de amor e perdão, reverte toda raiz de amargura em vida abundante. Libere o perdão quem lhe ofendeu e deixe o Espírito Santo sarar suas feridas.

III- Exercendo o Perdão Total e Definitivo 
Por ser um ato de nossa vontade, o perdão deve ser exercido diariamente, toda vez que fizer necessário. Parece ser algo fácil perdoar, mas como todo exercício, requer na realidade determinação, disciplina, perseverança e uma boa dose de humildade, para que o perdão faça parte de seu estilo de vida.

Conclusão: A partir do momento que você decide perdoar , colocará em pratica a vida cristão e todas as suas implicações. Sairá da teoria, porque com Deus, tudo é pratica.

Terapia Conjugal
1. Faça uma lista numa folha de papel com o nome de todas as pessoas que você precisam liberar o perdão, e orem juntos para o Senhor Jesus confirmar isso em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE SAIR DEIXE SEU COMENTÁRIO