sexta-feira, 15 de setembro de 2006

PAI NOSSO COMENTADO E MEDITADO

PAI NOSSO COMENTADO E MEDITADO
Celito Medeiros

CRISTÃO: Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Sim? Estou aqui...

CRISTÃO: Por favor, não me interrompa, estou rezando!
DEUS: Mas você me chamou!

CRISTÃO: Chamei? Eu não chamei ninguém.
Estou rezando.
Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Ai..., você fez de novo!

CRISTÃO: Fiz o que?
DEUS: Me chamou! Você disse:
Pai nosso que estais no céu.
Estou aqui. Como é que posso ajudá-lo?

CRISTÃO: Mas eu não quis dizer isso.
É que estou rezando.
Rezo o Pai Nosso todos os dias, me sinto bem rezando assim.
É como se fosse um dever.
E não me sinto bem até cumprí-lo...
DEUS: Mas como podes dizer Pai Nosso, sem lembrar
que todos são seus irmãos,
como podes dizer que estais no céu,
se você não sabe que o céu é a paz,
que o céu é amor a todos?

CRISTÃO: É, realmente ainda não havia pensado nisso.
DEUS: Mas prossiga sua oração.

CRISTÃO: Santificado seja o Vosso nome...
DEUS: Espera ai! O que você quer dizer com isso?

CRISTÃO: Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa.
Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!
DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.

CRISTÃO: Agora entendi.
Mas nunca havia pensado no sentido dessa palavra
SANTIFICADO
"Venha a nos o vosso reino,
seja feita a vossa vontade,
assim na terra como no céu..."
DEUS: Esta falando serio?

CRISTÃO: Claro! Por que não?
DEUS: E o que você faz para que isso aconteça?

CRISTÃO: O que faço? Nada!
É que faz parte da oração,
além disso seria bom que o Senhor tivesse um controle
de tudo o que acontecesse no céu e na terra também.
DEUS: Tenho controle sobre você?

CRISTÃO: Bem, eu freqüento a igreja!
DEUS: Não foi isso que Eu perguntei!
Que tal o jeito que você trata os seus irmãos,
a maneira com que você gasta o seu dinheiro,
o muito tempo que você dá a televisão,
as propagandas que você corre atrás
e o pouco tempo que você dedica a Mim?

CRISTÃO: Por favor. Pare de criticar!
DEUS: Desculpe.
Pensei que você estava pedindo
para que fosse feita a minha vontade!
Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que rezam
e que aceitam a minha vontade,
o frio,
o sol,
a chuva,
a natureza,
a comunidade.

CRISTÃO: Está certo, tens razão.
Acho que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo:
se manda chuva, peço sol,
se manda o sol reclamo do calor,
se manda frio, continuo reclamando...
se estou doente, peço saúde, mas não cuido dela,
deixo de me alimentar ou como muito...
DEUS: Ótimo reconhecer tudo isso !
Vamos trabalhar juntos Eu e você, mas olha, vamos ter vitórias e derrotas.
Eu estou gostando dessa sua nova atitude .

CRISTÃO: Olha Senhor, preciso terminar agora.
Esta oração esta demorando muito mais do que costuma ser.
Vou continuar: "o pão nosso de cada dia nos dai hoje..."
DEUS: Pare ai! Você esta me pedindo pão material?
Não só de pão vive o homem, mas também da minha palavra.
Quando me pedires pão, lembre-se daqueles que nem conhecem o pão.
Pode me pedir o que quiser, desde que me tenha como um Pai amoroso!
Eu estou interessado na próxima parte de sua oração. Continue!

CRISTÃO: "Perdoai as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido..."
DEUS: E o seu irmão que você desprezou?

CRISTÃO: Está vendo? Olhe Senhor, ele já criticou
várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo
perdoar. Preciso me vingar.
DEUS: Mas, e a sua oração? O que quer dizer sua oração?
Você me chamou, e eu estou aqui, quero que saias daqui transfigurado,
estou gostando de você ser honesto.
Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de você, não acha?

CRISTÃO: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse!
DEUS: Não vai não! Vai se sentir pior...
A vingança não é tão doce quanto parece.
Pense na tristeza que me causaria, pense na sua tristeza agora.
Eu posso mudar tudo para você.
Basta você querer.

CRISTÃO: Pode? Mas como?
DEUS: Perdoe seu irmão, Eu perdoarei você e te aliviarei.

CRISTÃO: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo.
DEUS:Então não me peças perdão também!

CRISTÃO: Mais uma vez está certo!
Mais do que vingar-me, quero a paz com o Senhor.
Está bem, está bem...; eu perdôo a todos, mas ajude-me Senhor.
Mostre-me o caminho certo para mim e meus inimigos.
DEUS: Isto que você pede é maravilhoso, estou muito feliz com você.
E você, como está se sentindo?

CRISTÃO: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade,
nunca havia me sentido assim! É tão bom falar com Deus !
DEUS: Ainda não terminamos a oração. Prossiga...

CRISTÃO: "E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal..."
DEUS: Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações onde
possa ser tentado.

CRISTÃO: O que quer dizer com isso?
DEUS: Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar
de coisas sujas, intrigas, fofocas.
Abandone a maldade, o ódio.
Isso tudo vai levá-lo para o caminho errado.
Não use tudo isso como saída de emergência!

CRISTÃO: Não estou entendendo!
DEUS: Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes.
Entra no erro, depois corre a me pedir socorro.

CRISTÃO: Estou com muita vergonha, perdoe-me Senhor!
DEUS: Claro que perdôo!
Sempre perdôo a quem está disposto a perdoar também, mas não esqueça,
quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite cada palavra da oração!
Agora, termine !

CRISTÃO: Terminar? Ah, sim, "AMÉM!"
DEUS: O que quer dizer AMÉM?

CRISTÃO: É o final da oração.
DEUS: Você só deve dizer AMÉM quando aceita fazer tudo o que rezou,
quando concorda com minha vontade, quando segue os meus mandamentos,
porque AMÉM! quer dizer, ASSIM SEJA, concordo com tudo que rezei.

CRISTÃO: Senhor, obrigado por seu filho ensinar-me esta oração
e agora obrigado por fazer-me entendê-la.
DEUS: Eu amo cada um dos meus filhos,
amo mais ainda aqueles que querem sair do erro,
aqueles que querem ser livres do pecado.
Abençôo-te e fica com minha paz!

CRISTÃO: Obrigado Senhor! Estou muito feliz em saber que és meu amigo.
DEUS: Amigos sempre se encontram, desde o princípio dos tempos!

Um comentário:

ANTES DE SAIR DEIXE SEU COMENTÁRIO